segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Nutrição Entérica- Suplementos


Suplementos dietéticos Orais

Por definição são incompletos sob o ponto de vista nutricional; a composição genérica consta do Quadro abaixo (quadro 1).




Quadro -1- Suplementos Orais Completos




Em cada coluna quando há 2 valores, significa que diferentes produtos comerciais têm diferentes composições no nutriente indicado; micronutrientes consoante directivas comunitárias.

*Existem suplementos hiperproteicos sob a forma de pudim com 12,5 g de proteína.

A maioria não contém fibra, lactose ou glúten, pelo menos em quantidades significativas. Cada embalagem contém
lípidos em proporções variáveis ≤ 25,2%, oligoelementos e vitaminas que fornecem cerca de 25% das necessidades recomendadas. Estão comercializadas em diversos sabores. São prescritos para doentes com função gastrintestinal conservada ou quase.

Os suplementos orais tipo formulações modulares, Quadro 2, estão aqui apresentados, embora nunca sejam passíveis de ser ingeridos como tal; são concentrados de macronutrientes e servem apenas para fortificar dietas de alimentos correntes. São usados sobretudo em doentes ambulatórios, menos frequentemente em dietas hospitalares, com excepção da Pediatria ou Geriatria.




Quadro -2- Suplementos Orais Modulares

Dietas poliméricas


As dietas entéricas na grande maioria apresentam-se sob a forma líquida e algumas têm formulações pediátricas. No adulto, são usadas predominantemente para administração por sonda, sob a forma neutra sem adição de sabores; todas contêm micronutrientes em quantidades variáveis a que se deve atentar em função da(s) patologia(s) do doente.
 As Dietas poliméricas são aquelas em que os macronutrientes encontram-se na forma intacta, necessitando do processo digestivo para a adequada absorção, são utilizadas correntemente (Quadro abaixo) e foram estudadas para substituir a alimentação oral.

Dietas de Utilização Corrente







 


Em cada coluna quando há 2 valores significa que diferentes produtos comerciais têm composições diferentes no item indicado; micronutrientes consoante directivas comunitárias.

A sua composição pressupõe função gastrintestinal normal ou quase. Não devem ser diluídas; o volume em nutrientes deve ser ajustado através do débito de perfusão, cujo aumento deve ser progressivo durante 3-5 dias até atingir as necessidades calculadas para cada doente. Não há evidência científica que justifique o uso corrente de fórmulas poliméricas com adição de fibra; esta pode ser necessária, e então fornecer diferentes tipos de fibra e não ultrapassar 15 mg/ml, caso contrário poderá reduzir a absorção de minerais e/ou oligoelementos.

Sem comentários:

Enviar um comentário