quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Nutrição Entérica: Fórmulas Enterais


Os tipos básicos de fórmulas podem ser classificados de acordo com a sua composição nutricional 


  • Fórmulas completas: com todos os macronutrientes, quais sejam, proteínas, gorduras, carboidratos, minerais, oligoelementos e vitaminas;

  • Fórmulas incompletas: devido à falta de um dos macronutrientes, sendo frequentemente apresentada na forma de módulos constituídas por um único nutriente como por exemplo, os módulos de proteínas ou aminoácidos, de gorduras, constituído por triglicerídios de cadeia média, ou ainda, os chamados suplementos dietéticos composto por proteínas e vitaminas.



De acordo com a complexidade dos macronutrientes, as fórmulas também podem ser classificadas em:



  • Dietas Poliméricas: contêm os macronutrientes de forma complexa, estando as proteínas presentes na sua forma natural ou purificada (caseína, soro de leite ou soja); analogamente, os carboidratos estão na forma de dissacarídios, oligossacarídios ou polissacarídios e os lipídios presentes como mistura de ácidos graxos poliinsaturados de cadeia média e longa. Estas fórmulas, por conter nutrientes de alto peso molecular, apresentam baixa osmolaridade e menor custo.

  • Dietas Oligoméricas: contêm peptídios e aminoácidos na forma livre; os carboidratos estão na forma de oligo ou polissacarídios, e os lipídios sob a forma de triglicerídios de cadeia média e longa alta.



  •  Dietas Monoméricas ou elementares: nutrientes na forma mais simples, isenção de resíduos, hiperosmolares, alto custo.
  • Dietas Especiais: formulações específicas para atender as necessidades nutricionais diferenciadas de acordo com a doença de base.

  • Módulos: predominância de um dos nutrientes (Kudsk,1992).

Sem comentários:

Enviar um comentário