sábado, 15 de dezembro de 2012

Nutrição, Malnutrição e Terapia Nutricional

Nutrição
        É um conjunto de processos involuntários através dos quais o organismo recebe, transforma e utiliza as substâncias químicas, denominadas nutrientes.
         É o acesso, ingestão, digestão, absorção e metabolização dos nutrientes em quantidades e proporções tais que permitem a normal morfologia e funcionamento das estruturas subcelulares e celulares.
     Em indivíduos saudáveis e na maioria dos doentes, os nutrientes são fornecidos pelos alimentos correntes. Cada indivíduo tem necessidades individuais e específicas em micro e macronutrientes e que devem ser adquiridas de forma equilibrada para assim manter a homeostasia ou corrigir desequilíbrios nutricionais que podem ser gerados por défice ou por excesso.
         Uma alimentação saudável deve ser capaz de fornecer energia em quantidade suficiente para permitir que o corpo se mantenha física e intelectualmente ativo. Deve também, fornecer todos os elementos essenciais ao crescimento, manutenção, renovação e reparação das diferentes células, dos diferentes tecidos, órgãos e sistemas. Por fim, deve promover uma normal atividade digestiva, saciar a sede e a fome, ser agradável à visão, ao olfacto e ao paladar, proporcionando bem-estar.
        As formas de nutrição podem ser divididas em dois grandes grupos: a Nutrição Natural e a Nutrição Artificial que pode ser entérica ou parentérica.

Objetivos da Nutrição:

  1. Obter energia;
  2. Construir e reparar estruturas orgânicas;
  3. Regular os processos metabólicos; 
Através da alimentação é fornecida energia ao organismo através da digestão e da metabolização. Existem três tipos de nutrientes que podem constituir fontes de energia: os Hidratos de Carbono, as Proteínas e os Lípidos.

Esquema 1 - Processo de Obtenção de Energia

       Digestão é o processo pelo qual as macromoléculas ingeridas são transformadas nas suas fórmulas mais simples podendo assim ser absorvidas pelas células epiteliais do trato gastrointestinal.
      Metabolismo define-se como o conjunto de reações químicas de síntese e degradação que ocorrem no interior dos organismos vivos e que permitem a conversão dos nutrientes em energia e em produtos químicos essenciais para a sobrevivência das células, para o seu crescimento, reprodução, manutenção das suas estruturas e adequação de resposta em caso de alteração do seu ambiente. A metabolização dos substratos energéticos está essencialmente integrada em quatro órgãos ou tecidos:

      1. Fígado – atua como centro distribuidor dos nutrientes
      1. Tecido Adiposo – atua como reserva energética (armazena calorias e mobiliza-as quando necessário)
      1. Músculo –  executa a atividade física
      1. Cérebro –  coordena e dirige os outros três


    
O organismo utiliza essencialmente hidratos de carbonos e lípidos para obtenção de energia, e na falta destes, recorre às proteínas, porém a sua transformação em energia é mais complexa e desgastante.

Numa situação ideal, a quantidade de energia fornecida pelos alimentos deve ser aproximadamente igual à quantidade de energia que é gaste pelo organismo, assim, através do conhecimento da constituição dos alimentos é possível calcular a quantidade de calorias que podem fornecer.

Malnutrição
         É um estado de alteração funcional que pressupõe perda da integridade estrutural do organismo, nem sempre aparente, e que resulta de um desiquilíbrio entre o aporte de energia e de nutrientes essenciais aos tecidos e as necessidades biológicas desses mesmos tecidos.

Esquema 2 - Consequências da malnutrição

       Quando o doente por algum motivo se encontra num estado de malnutrição ou não se consegue alimentar de uma forma natural, após uma cuidada avaliação tem de ser instituída uma Terapia Nutricional, cujo objetivo é a manutenção ou recuperação do estado nutricional do doente.

Sem comentários:

Enviar um comentário