quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O que é a Terapia Nutricional?

O que é a Terapia Nutricional?
                
      Terapia Nutricional define-se como um conjunto de procedimentos terapêuticos que visam a manutenção ou recuperação do estado nutricional do doente.
Pode ser dividida em dois grandes grupos:

·         Nutrição Entérica
·         Nutrição Parentérica

Nutrição Entérica é a administração de nutrientes por via oral ou através de sonda, em doentes com tracto gastrointestinal em funcionamento e que se  encontram em regime hospitalar, ambulatório ou domiciliário, visando a síntese ou a manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.
Por seu lado, a Nutrição Parentérica é uma solução ou emulsão de hidratos de carbono, aminoácidos, lípidos, vitaminas e minerais, administrada por via intravenosa em doentes em regime hospitalar, ambulatório ou domiciliário, visando a síntese ou manutenção de tecidos, órgãos ou sistemas.


Objectivo: Nutrição segura e eficaz

Esquema 1 - Participantes da Nutrição Artificial


      Antes de se instituir a Terapia Nutricional tem de se proceder à Avaliação Nutricional do doente através de métodos subjectivos como:
  • Exame físico - detecta os sinais e sintomas associados à desnutrição
  • Avaliação Subjectiva Global - baseia-se no histórico clínico, ou seja, antecedentes patológicos, situação clínica do doente e motivo de internamento, e no exame físico do doente.
     
  Após esta avaliação, o médico prescreve ou não uma Terapia Nutricional.

Esquema 2 - Algoritmo para Decisão da Via de Administração de Nutrientes 



Esquema 3 - Indicação da terapia nutricional


Sem comentários:

Enviar um comentário